Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Campinas supera capitais em atração para negócio

Campinas supera capitais em atração para negócio
Atualizado 22/10/2015 - 20h11
Por Maria Teresa Costa
 


O ambiente de negócios e a infraestrutura ofertada para empresários na cidade são considerados imbatíveis em Campinas 




Cedoc/ RAC
O ambiente de negócios e a infraestrutura ofertada para empresários na cidade são considerados imbatíveis em Campinas


Campinas saltou dez posições no ranking das melhores cidades para se fazer negócios no País — saiu da 19ª posição no ano passado, para o 9° lugar este ano, desbancando capitais como Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O ambiente de negócios da cidade é imbatível quando se trata da infraestrutura ofertada, situação em que a cidade lidera a lista das melhores cidades.
“Nossa meta é, em 2016, aparecer entre as cinco primeiras”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rossilho. 

Barueri manteve sua posição de melhor cidade para negócios.
Pesquisa realizada pela consultoria paulista Urban Systems e que será divulgada na edição de hoje da revista Exame, mostra que algumas medidas adotadas pelo Município, tanto na desburocratização quanto no incentivo a novos negócios, estão dando certo.

Duas decisões — redução de alíquota de imposto e o Via Rápida — foram fundamentais e já resultaram na abertura de 12 mil negócios na cidade este ano, contra 4 mil em 2014.
No ano passado, a Prefeitura reduziu a alíquota de 5% para 2% do Imposto sobre Serviços (ISS) para atividades ligadas ao turismo de negócios, defesa, logística, pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia e a aderiu ao Via Rápida Empresa, programa que busca facilitar a vida do empreendedor e reduzir de 180 para cinco dias o tempo médio para efetuar todos os procedimentos de registro e legalização de empresas na cidade.
Segundo Rossilho, a diminuição da burocracia significa mais incentivos à atividade empresarial e estimula a economia e a geração de emprego e renda.

O secretário avaliou que se o programa de regularização de empresas de atividades de baixo risco (Pro-Regem) já estivesse valendo, pelo menos 60 mil empresas poderiam ser regularizadas.
O projeto foi aprovado na quarta-feira, em primeira discussão, pela Câmara Municipal, e irá permitir que empresas que estão instaladas em locais em desacordo com a lei de zoneamento possam conseguir os alvarás de uso.
“Somente com o alvará de uso podemos arrecadar R$ 10 milhões, sem contar os impostos que a Prefeitura passará a recolher”, disse Rossilho.
Com a aprovação da lei, o número de novas empresas este ano deve chegar a 20 mil, segundo Rossilho, incluindo entre elas as que hoje estão irregulares e os novos negócios que se instalarem.


Esse conjunto de cidades responde por 80% do PIB nacional. Campinas, conforme a pesquisa, apresentou crescimento do número de empregos formais próximo dos 5%, ante uma média brasileira de 3,1%.
E tem bons indicadores, como 3,04 leitos para cada mil habitantes, investimento em Saúde de R$ 832,00 por habitante, todos os domicílios tem acesso a rede de água (acima da média nacional de 93%), 87% das ruas são pavimentadas ante a média nacional de 80% e todos têm acesso à energia elétrica.


A cidade, segundo a pesquisa, precisa melhorar em indicadores como desenvolvimento social e econômico, onde aparece em 107° e 109° lugares, respectivamente.

Motivo
A boa infraestrutura da cidade — a melhor do País, segundo a pesquisa — tem sido fator preponderante na hora do empresário definir onde instalar seu negócio. A pesquisa apontou que pesam nessa decisão o fato de a cidade ter as melhores e mais modernas rodovias do País, o maior aeroporto de cargas da América Latina, uma rede ferroviária que se conecta com o porto de Santos, o mais importante do continente, ser polo tecnológico, entre outras qualidades.

Os investimentos na modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos são um dos pontos fundamentais na atração de empresas para a cidade e que deve ganhar um grande impulso assim que estiverem definidas as novas regras de uso do solo no entorno do terminal.
“Com o novo plano do entorno, teremos condições de alavancar a atração de empresas na área de logística principalmente”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rossilho.

Outros atrativos, como capital humano, mercado consumidor, polo acadêmico e tecnológico e oferta imobiliária, vocação cosmopolita colocam Campinas no radar dos investidores.
As melhores cidades do País para negócios
1- Barueri
2- Brasília
3- Macaé
4- São Caetano
5- Rio das Ostras
6- Vitória
7- Florianópolis
8- São Paulo
9- Campinas
10- Palmas


http://correio.rac.com.br/_conteudo/...a-negocio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário